Sobre o Projecto Oeste Digital

Vertente 4 - Infraestruturas
 
Categoria do Projecto
Designação
Vertente
Projecto-Chave
Comunicações, Housing e Helpdesk
Infra-estruturas

 
Código do sub-Projecto
IE_PTR_02

Entidade coordenadora da vertente de intervenção
Associação de Municípios do Oeste
 
Entidade executante do sub-Projecto

Entidade: Associação de Municípios do Oeste


IE_PTR_02 – Comunicações, Housing e Helpdesk
 
Objectivos
 
Este Projecto visa dotar o CTU de quatro componentes essenciais a saber:
   Comunicações incluindo:
   Ligação à Internet, com adequada largura de banda, para “atender” os pedidos dos cidadãos;
   Ligação dos vários co-promotores ao CTU através de VPNs configuradas sobre uma infraestrutura de linhas ADSL, com IP fixo, a instalar em cada um deles, permitindo assim uma economia de custos de ligação, relativamente à utilização de circuitos dedicados. Também neste caso, em função do tráfego de informação entre cada um e o CTU, se poderá escalar a largura desta ligação ou, no caso das autarquias, considerar a instalação de duas ligações, tendo em vista a possibilidade de disponibilizar o acesso à WEB a todos os funcionários municipais através desta segunda ligação e evitando assim o congestionamento da VPN de ligação ao CTU. Neste caso haverá que instalar ao nível do servidor de cada Câmara Municipal um Proxy e um Exchage server, por forma a constituir a plataforma de partilha de acesso à web e ao email ao nível do município.
   Disponibilização de uma linha ADSL com IP fixo em cada Junta de freguesia, por forma a permitir a construção de uma VPN entre cada junta e a respectiva Câmara, tornando desta forma as juntas em mais um posto avançado de sensibilização e atendimento ao cidadão sobre a plataforma electrónica do portal “Oeste Digital”.
   Housing correspondendo esta componente ao serviço de alojamento da infra-estrutura do CTU (Servidores e Aplicações) em regime de disponibilização de espaço, energia e cooling;
   Helpdesk correspondendo à prestação de serviços de assistência técnica de primeira linha a todos os colaboradores dos co-promotores do projecto, para resolução de problemas relacionados com a sua interligação às várias plataformas do CTU, bem como para a prestação de serviços de administração de servidores e bases de dados (DBA - Data Base Administrator)
   Contact Center de atendimento ao número verde da região Oeste como forma de interface de voz do portal regional.